Gostou do artigo? Compartilhe!

Herpes Zooster

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

 

- O Herpes-zoster (HZ) é uma doença que ocorre devido à reativação do vírus varicella-zoster, causador da varicela (catapora).

- Nos indivíduos que desenvolvem varicela, após a cura, o vírus varicela-zoster permanece latente nos gânglios da raiz dorsal ou nos nervos cranianos por vários anos.

- Devido à quadros de imunossupressão, idade avançada e estresse, o vírus pode “reativar-se”, manifestando-se desta vez como HZ.

- Clinicamente, caracteriza-se por pródromos de dor ou queimor significativos, acometendo a região de um dermátomo, quase sempre unilateral. Após alguns dias, aparecem lesões de base eritematosas, com múltiplas vesículas, mantendo sintomatologia de dor intensa local; evolui muitas vezes para lesão de aspecto crostoso. O quadro clínico pode ser complicado por envolvimento de regiões de risco (como o HZ oftálmico) e por imunossupressão grave, levando ao HZ disseminado e envolvimento orgânico.

- Um dos maiores problemas de não se identificar e tratar o HZ é a possibilidade do desenvolvimento de Nevralgia pós-herpética (NPH), que se caracteriza por dor neuropática crônica incapacitante, que persiste no dermátomo/trajeto do nervo acometido, por no mínimo um à três meses após desaparecimento das lesões cutâneas, podendo durar anos.

- Existe tratamento específico e deve ser realizado o quanto antes no intuito de evitar as sequelas da doença infecciosa.

Autor

Dr Jairo Maia

Dr Jairo Maia

Clínico Geral, Cardiologista

Especialização em Cardiologia no(a) Insittuto Dante Pazzanese de Cardiologia.