Gostou do artigo? Compartilhe!

Tabagismo: Consequências

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

ESCOLHA A LIBERDADE! DIGA NÃO A DEPENDENCIA!!!

- O tabagismo é a causa mais importante de doença evitável no mundo e representa um importante fator de risco cardiovascular, neoplasias, doenças respiratórias e abortamento.


- Cerca de 30% da população mundial é tabagista e isso representa uma estimativa de 4.9 milhões de morte por ano(cerca de 10mil ao dia). Sua prevalência no Brasil está em 18%.


- Em torno de 25% mortes por Doença Arterial Coronária, 90% casos de Câncer Pulmão, 85% das mortes por Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), 25% das doenças vasculares e 30% das mortes por outros canceres (bexiga, boca, laringe, faringe, boca, pâncreas) sejam devido ao Tabagismo.


- Estima-se que o abandono do tabagismo reduza cerca de 35% o risco de Doença Arterial Coronária, 50% o risco de Câncer de Pulmão/Boca/Esôfago/Bexiga.


- O principal responsável pela dependência crônica de fumar é a nicotina, que provoca uma alteração nos receptores nicotínicos no sistema nervoso central em diversas áreas ocasionando uma dependência tanto física como emocional.


- Na vida do fumante, Fumar representa não somente um hábito em si, mas uma companhia, um amigo, um suporte, um elemento importante e precioso no seu dia.


- A decisão de interromper esse ciclo representa um verdadeiro ato de coragem e amor á vida e é imprescindível um acompanhamento especializado e muitas vezes o uso de medicamentos para assegurar a interrupção desse ceifador de vidas.

Autor

Dr Jairo Maia

Dr Jairo Maia

Clínico Geral, Cardiologista

Especialização em Cardiologia no(a) Insittuto Dante Pazzanese de Cardiologia.